Acupuntura como tratamento auxiliar do trauma medular em felino – relato de caso

O trauma medular é uma das maiores causas de sintomatologia neurológica em felinos, podendo ser ocasionado por quedas, pancadas, atropelamentos ou mordeduras, que lesionam a medula através de compressão ou laceração medular e dependendo da sua causa, o tratamento pode ser cirúrgico ou conservador.

Foi atendido no Hospital Veterinário da Unesp – Botucatu/SP, um felino, fêmea, sem raça definida, de dois meses de idade, não castrado, com histórico de trauma medular ocasionado por mordedura há um dia. O animal apresentava-se consciente, com paraplegia de membros pélvicos, com perda da propriocepção e dos reflexos de dor superficial e profunda, reflexo músculo cutâneo presente em T10, reflexo de flexão do membro diminuído, retenção urinária e aquesia, com presença do reflexo perineal, presença de reflexo patelar e sem alterações nervosas centrais, sendo normais os reflexos dos pares de nervos cranianos.

Recebeu os primeiros cuidados e administração de medicação pela Clínica Cirúrgica, tais como ranitidina 2mg/Kg/BID/5 dias, meloxicam 0,1mg/Kg/SID/3 dias e cloridrato de tramadol 4mg/KG/BID/5 dias, bem como realização de exames hematológicos e de imagem, sem alterações, e foi encaminhado para o setor de acupuntura da universidade neste mesmo dia.

Foram realizadas três sessões de acupuntura, utilizando os pontos Bai Hui, Wei Jian, Ba Feng, Vesícula Biliar 30 e 34, Vaso Governador 2, Bexiga 40, Baço Pâncreas 6, Rim 3, deixados por 15 minutos. O paciente apresentou rápida resposta ao tratamento, sendo observada evolução dos sinais neurológicos, como maior reflexo de flexão dos membros, conseguindo manter-se em estação sem auxílio e apresentou andar medular, porém sem alterações em sensibilidade dolorosa profunda e superficial e de propriocepção.

Conclui-se que a acupuntura foi eficaz para melhorar o quadro neurológico do animal com apenas três sessões de tratamento. O animal continua em tratamento no setor de acupuntura.

Suellen V. Pinto¹, Maria Luisa B. De Cápua²

¹Av. Mário Ranieri 4-45, Casa H-12, Bauru- Sp. CEP: 17054-646. e-mail: su_vieirap@hotmail.com

²Instituto Bioethicus. Rua Vicente Giacobino 45, Botucatu- SP. CEP: 18605-545. e-mail: marialuisacapua@gmail.com

Related Publicações

Scroll Up